Iniciei minha Transição capilar
- Míryam Ester
- 14 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Hey galerinha, tudo bem com vocês??!!
Hoje eu estou aqui para abrir um quadro chamado transição capilar, que nada mais é que voltar ao cabelo natural, deixar ele livre de qualquer química que modifique sua estrutura natural. Então, uma das primeiras perguntas que me fazem é o por que estou entrando nessa historia agora de transição??!!
Bem, por isso que criei esse quadro porque aqui falarei tudo sobre o processo da mudança do meu cabelo, e como ele estar ficando sem a química, também mostrarei o que estou usando.
Confesso que o ponta pé inicial para começar minha transição foi: Como é meu cabelo livre de qualquer progressiva?? Como é ele natural??!!! E sinceramente eu não sei responder... Faz muito tempo que passo pela química e não lembro mais de fato como é a estrutura natural do meu cabelo, por isso um dos pontos fortes que decidir entrar foi esse, quero saber como é meu cabelo natural e quero conhecê-lo.
Essa foto ai que tirei já é meu cabelo no processo da transição, mais explicarei tudo no decorrer dos posts, ok?!!! Nessa foto meu cabelo encontra finalizado, não é com babyliss nem com a pranchinha, mais com uma finalização que se chama texturização, faz um bom tempo que não uso pranchinha e nenhum tipo desses aparelhos depois que decidir iniciar a transição.

Eu não sei de fato se quando eu obter ele 100% natural eu irei gostar do resultado, ou se eu irei permanecer com ele natural, por isso, estou me descobrindo, e me decidir ir até o fim, porque sou dessas. Quando vi uma foto minha quando pequena vi como meu cabelo era diferente do que ele está hoje, e como a química alterou muito sua real estrutura. Sem contar que uns 6 meses atrás antes da minha última progressiva, eu já não vinha gostando muito do resultado do alisamento, os produtos já estavam detonando meu cabelo, deixando ele muito fraco e quebradiço, além dele ser seco naturalmente, estava deixando mais seco ainda, ou seja, minha satisfação em fazer a progressiva no cabelo já não estava mais essas coisas.
Essa foto abaixo, que tirei fiz questão de registrar, para mostrar como meu cabelo deixando ele secar naturalmente e sem passar chapinha ou baby liss como ele estava muito danificado devido a química, e isso é por que já faz 6 meses dele sem química alguma, comecei há hidrata-lo mas tudo requer tempo para reconstruir o que era. Eu fico mais encorajada para continuar no processo quando eu vejo as ondinhas se formando, ai na foto já se percebi também que minha raiz já estar dando forma.

Foto: Meu cabelo com 6 meses sem progressiva, e sem finalização. Foto: agosto/ 2017
Meu primeiro grande corte: terá outros???
Então foi ai que eu juntei tudo, um pouco de coragem e decidir: Não vou mais colocar Química no meu cabelo, vou começar a Cuidar dele de verdade! Em dezembro de 2016 fiz minha última progressiva e decidir não fazer mais. Nesta foto acima, fazem 7 meses que estou sem química alguma, minha raiz já começou a nascer e as pequenas ondas se formar.
Quando eu completei 8 meses na transição decidir fazer meu primeiro grande corte para tirar mesmo grande parte do produto. Eu esperei 8 meses porque o produto que eu fazia era muito forte e só com as lavagens não saia o produto por completo, então cortando o cabelo foi que comecei a realmente perceber a mudança.


8 meses sem progressiva. Meu primeiro grande corte.
Confesso que tive tanto receio em cortar mas a satisfação de ver que meu cabelo estava voltando as ondinhas de novo é muito bom, sensação de liberdade. Engraçado ...Antes quando a raiz começava a enrolar eu já dizia logo: " tenho que marcar pra fazer a progressiva" meu cabelo já está ficando "ruim de novo"(kkkk), e agora as coisas mudaram, vejo com outros olhos meu cabelo, e confesso que estou amando essa fase. Digo a vocês, não tenham medo de mudanças, mudanças nos provoca e nos tira da zona de conforto, mais nos amadurece também de alguma forma.
Yeahhh, é isso! Esse post é o inicio de mais registros de minha transição capilar, e também nada mais que um incentivo para você aprender a gostar do que faz parte de suas características, e do que você é de fato. Saiba que existem cabelos lisos, cacheados, ondulados, crespos, e de muitas outras formas, todas elas são lindas com suas individualidades. Claro que se deseja alisar seu cabelo, por exemplo, não tem problema, não devemos também formar a "ditadura dos cachos", apenas sempre faça a escolha a partir de você, e não por que você tem vergonha do que você é, ou deseje ser, apenas decida ser você mesmo que isso já faz todo sentido!
Bjus, e até a próxima povo lindo, falarei mais sobre esse tema em outros posts.
Onde me encontrar??
As redes sociais estão ai em baixo, acessa e me segui lá!
Comments